.pesquisar

 

.Menu

O que é a Moda?

Moda na antiguidade

- Antiguidade em geral

- Egipto Antigo

- Bárbaros

Idade Média

- Moda na Idade Média

Idade Moderna/Renascentista

- Séc XIX

- Séc XVIII

- Séc XVII

- Vestuario do Renascimento

Séc XX

- Retrospectiva geral da moda

- Acontecimentos que marcaram o século

- Decada de 1910

- Decada de 1920

- Decada de 1930

- Decada de 1940

- Década de 1950

- Década de 1960


Actualidade

- Estilos da Actualidade

- Estilo Braze

Curiosidades

- Como é que os nossos antepassados

imaginavam que a moda

iria ser nos dias de hoje?

-Os 'Dandy'

-A importância da moda nos jovens

-Pensamentos provavelmente muito destrutivos


Sobre o grupo

- Temas a abordar neste projecto

- Quem somos

Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

Moda na Antiguidade

 

 

Na Antiguidade, o conceito de moda existia, mas não da maneira actual. Na Pré-história usava-se «roupas» por necessidade, não por uma questão de estilo.( Teoricamente, poderia existir uma tribo Neanderthal que conhecia certos materiais mais confortáveis que os outros e tentaram impô-los a outras tribos, mas não existem provas concretas).

Como tal, vamos passar ás grandes civilizações que mudaram o mundo com a sua inteligência e aos barbáros que mudaram o mundo com as suas jornadas de destruição. 

 

 

Uma grande ajuda, tanto para mim como para a Bianca, foi o livro «Enciclopédia Histórica do Traje», que apresenta exemplos históricos da roupa usada por diversas sociedades no Mundo. Deixo a biografia para quem estiver interessado em pesquisar mais sobre este assunto.

Enciclopédia Histórica do Traje

Autor: Albert Racinet

Edição e Distribuição: Editora Replicação, Lda.

Av. Infante Santo, 343, r/c 1350 Lisboa

 

 

 

Romanos (509 a.C. – 27 a.C.):

As roupas mais usadas pelos romanos eram as togas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga. A grande maioria da roupa foi copiada da Grécia. Em Roma vestia-se uma túnica por baixo e a toga por cima. Essa toga era muito volumosa e suas características possibilitavam a identificação do grupo social do portador através do tamanho, forma ou cor da roupa. Escravos, plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.

Os romanos não tinham por hábito cobrir a cabeça, a não ser por ocasião de uma viagem. Nessas alturas poderiam colocar o petasus, um chapéu de abas largas, ou o cucullus, um capuz. Quando efectuavam sacrifícios, os homens romanos tapavam as cabeças com uma banda da toga ou do pallium. Entre as mulheres existia o hábito de cobrir-se com a palla (um manto comprido que chegava até os pés) quando se deixava a casa. As viúvas utilizavam o ricinium, uma espécie de xaile.

A roupa interior (indumenta) era igual aos gregos.

Crianças: As crianças usavam a toga praetexta, uma toga que possuía uma banda púrpura. A partir dos 17 anos, os rapazes tomavam a toga uirilis, evento que significa a entrada na vida adulta e era marcado por uma cerimónia; as meninas usariam a stola a partir do momento em que se casassem.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano

 

Assuão:

Os assírios eram um povo altamente organizado e os seus relevos e estátuas perduram até os dias de hoje, dando uma ideia das suas roupas. Os reis eram representados com uma tiara (cone truncado) totalmente vertical rodeado por um diadema (coroa em anel com jóias incrustadas) e as vestes reais (estolas) eram tingidas de carmim com ouro e pedras preciosas e cintos de ouro, exclusivos ao rei. Os seus súbditos, quando usavam, eram tiaras inclinadas e as suas vestes não tinham enfeites. Os sapatos não tinham enfeites, cores vivas ou materiais caros, em grande contrate com toda a roupa elegante.

Candys eram as vestes preferidas da nobreza medo-persas. Muito compridas, de linho ou algodão, apenas usados pelo rei, os seus principais funcionários e eunucos (Funcionários pessoais que eram capados para servirem as mulheres reais sem as abusarem).

Enciclopédia Histórica do Traje

 Israel (Levitas da tribo Levi):

Antes de abordarmos este tema, convêm perguntar: Qual é o significado de «Levita»?

 O conceito de “levita”vem do Velho Testamento. Originalmente, significa “descendente de Levi”, um dos 12 filhos de Jacó. Começaram a destacar-se entre as 12 tribos de Israel no episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi manifestaram-se para servirem somente ao Senhor (Ex 32:26). Daí em diante, os levitas tornaram-se se ministros de Deus. Alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência aplica-se aos ajudantes dos sacerdotes.

http://renatospg.wordpress.com/2008/01/27/o-que-e-um-levita/ 

Os sumos-sacerdotes usavam uma túnica, cinto, barrete alto e polainas (sandálias curtas só para as plantas do pé). Está presente em grande parte as influências de outros países como Egipto, Babilónia, Assíria e Grécia. A peça-base do traje levita era o calecon, usado pelos egípcios, que cobria parte do corpo. Era mais curto que as peças usadas pelos egípcios, por isso decretou-se que se usasse uma túnica por cima. Outra influência egípcia eram os cintos de pele de cobra, coloridos como os dos sumo-sacerdotes ou todos brancos, que eram enrolados várias vezes e deixavam pender as extremidades.

As túnicas usadas eram de cor violeta e possuíam uma grande variedade de pequenos guizos esmaltados ou de metal, pendurados para avisar as pessoas da sua presença. O éfode, colete de origem egípcia, era preso nos ombros e feito de linho, ornamentado com brocado de ouro. Segundo o livro do Êxodo, o primeiro sumo-sacerdote Abraão usava um éfode decorado com 12 pedras preciosas, representando as 12 tribos de Israel. Por cima do éfode, na zona do peito, era comum usar um quadrado designado como «peitoral», embelezado com pedras preciosas, designado como «um ornamento de justiça» por Moisés.
Enciclopédia Histórica do Traje

 

publicado por Moda Através do Tempo às 13:50

link do post | comentar | favorito