.pesquisar

 

.Menu

O que é a Moda?

Moda na antiguidade

- Antiguidade em geral

- Egipto Antigo

- Bárbaros

Idade Média

- Moda na Idade Média

Idade Moderna/Renascentista

- Séc XIX

- Séc XVIII

- Séc XVII

- Vestuario do Renascimento

Séc XX

- Retrospectiva geral da moda

- Acontecimentos que marcaram o século

- Decada de 1910

- Decada de 1920

- Decada de 1930

- Decada de 1940

- Década de 1950

- Década de 1960


Actualidade

- Estilos da Actualidade

- Estilo Braze

Curiosidades

- Como é que os nossos antepassados

imaginavam que a moda

iria ser nos dias de hoje?

-Os 'Dandy'

-A importância da moda nos jovens

-Pensamentos provavelmente muito destrutivos


Sobre o grupo

- Temas a abordar neste projecto

- Quem somos

Terça-feira, 23 de Março de 2010

Decada de 1960

Nos anos 1960 um fenómeno cultural aconteceu: pela primeira vez as modelos tornavam-se tão famosas como as actrizes e as bailarinas.

Por exemplo Twiggy, com os seus olhos grandes em comparação ao seu rosto pequenino.

 

Foi uma década onde foi criada a primeira pílula. Com isto as mulheres tornaram-se mais confiantes, e já podiam usar roupas mais curtas, sexy’s e provocantes. Portanto era obvio que a moda teria de mudar.

 

Pouco tempo depois apareceram os Beatles. A sua música era muito invulgar e assustava os mais ‘crescidos’, até porque os seus penteados eram inovadores pois durante o século XX nunca nenhum homem deixara o seu cabelo crescer tanto até esta década. Este estilo de cabelo tornou-se rapidamente o penteado mais usado pelos homens, o que ainda podemos ver hoje em dia nos estilos skaters e mesmo em alguns rapazes emo, embora com algumas variações.

 

Acredito que os Beatles mereçam um forte destaque nesta década porque começaram um novo estilo de vida, o flower power: os Beatles acreditavam na paz e no amor e muitos dizem até que foram os primeiros a começar o movimento hippie e as calças à boca de sino tão usadas nos anos 70.

 

Os Beatles tornaram-se uma banda tão famosa que - segundo a minha mãe -  muitas raparigas entravam em histeria nos seus concertos e eram uma banda com um grupo de fãs (maioritariamente feminino) tão colossal que a maneira como se vestiam e viam a vida movia multidões, até porque as letras das suas músicas eram em geral sobre o amor como ‘All you need is love’ e ‘Hey Jude’.

Existe um filme baseado nos anos 60 cuja banda sonora é composta integralmente por adaptações de músicas dos beatles. Colocarei o trailer AQUI

 

Nesta década foi também quando surgiram as barbies, que modificou completamente a maneira de como as menininhas viam a vida, incutindo-lhes um ideal de beleza e perfeição que teriam de atingir quando crescessem. Tornou-se o protótipo de mulher perfeita.

As roupas das mulheres incluíam tanto mini saias ou vestidos curtos, como calças à boca de sino (tanto homens como mulheres), camisas com padrões florais e o uso de fitas, bandolettes e lenços nas mulheres.

 

A maquilhagem era muito diferente do que era antes: dava-se muito mais importância aos olhos agora do que aos lábios. De facto, nos labios agora usavam-se batons com a cor aproximada à natural ou nenhum baton de todo. No entanto, nos olhos começavam a usar-se sombras azuis, cinzentas e até verdes, prestando uma especial atenção às pestanas, longas e – na maioria das vezes – postiças, para um efeito de plumagem nos olhos. Um exemplo deste look tão famoso é a modelo Twiggy.

 

Queres aprender a fazer a maquilhagem da Twiggy? Então vê o próximo vídeo !

 

Andreia Castro nº4

publicado por Moda Através do Tempo às 00:43

link do post | comentar | favorito