.pesquisar

 

.Menu

O que é a Moda?

Moda na antiguidade

- Antiguidade em geral

- Egipto Antigo

- Bárbaros

Idade Média

- Moda na Idade Média

Idade Moderna/Renascentista

- Séc XIX

- Séc XVIII

- Séc XVII

- Vestuario do Renascimento

Séc XX

- Retrospectiva geral da moda

- Acontecimentos que marcaram o século

- Decada de 1910

- Decada de 1920

- Decada de 1930

- Decada de 1940

- Década de 1950

- Década de 1960


Actualidade

- Estilos da Actualidade

- Estilo Braze

Curiosidades

- Como é que os nossos antepassados

imaginavam que a moda

iria ser nos dias de hoje?

-Os 'Dandy'

-A importância da moda nos jovens

-Pensamentos provavelmente muito destrutivos


Sobre o grupo

- Temas a abordar neste projecto

- Quem somos

Terça-feira, 23 de Março de 2010

Os "Dandy"

Costumava-se denominar dandy áquele homem de bom gosto e fantástico senso estético, mas que não pertencia à nobreza. O dandy é o cavalheiro perfeito, é um homem que escolhe viver a vida de maneira leviana e superficial. Como uma máscara, ou um símbolo, é uma sub-espécie de intelectual que não desprime o esteticismo e a beleza dos pormenores.

É um pensador, contudo diletante, ocupando o seu tempo com lazer, actividades lúdicas e ociosas. Tem uma obsessão pela classe e é um dissidente do vulgar. Dandys Famosos: Oscar Wilde, Beau Brummell, Lord Edmonton Oxford, Peter Doherty, George Lamb.

Há quem defenda a existência de dois subtipos de dandy, o british style, que envolveria padronagem xadrez e jabots, e o gothic style, mais obscuro e similar ao aristocrat.

 

 

O Gothic, geralmente representados por vampiros.

 




O British style.

 


Cena do filme "Sherlock Holmes"

 

 

Um exemplo de um dandy actual é Peter Doherty, músico, frontman dos Babyshambles, poeta, pintor.Uma figura bastante emblemática que tem um extenso registo criminal principalmente devido a posse de drogas.Ele é mais conhecido pelas suas mancadas e pelos namoros "complicados" que teve com as supermodelos  Kate Moss e Irina Lazareanu do que pela músca.Recentemente foi preso na Grã-Bretanha sob a acusação de ter fornecido drogas à milionária Robin Whitehead, que faleceu de overdose no mês de janeiro em Londres. 

 

 

 

 

 

A mulher Dandy 

 

marlene_dietrich

 

A atriz e cantora alemã Marlene Dietrich, nascida em 1901 em Berlin, é uma das referências mais citadas quando o assunto é moda dos anos 30. Além de estrelar filmes como O Anjo Azul e gravar álbuns de sucesso, Dietrich ficou conhecida como uma “traidora” porque recusava convites de Adolf Hilter durante a segunda guerra mundial, consequentemente fugindo para os Estados Unidos.

 

Lá, com suas sobrancelhas ultra finas, cabelo loiro, boca vermelha e roupas que variavam do estilo dandy ao glamouroso, Dietrich virou inspiração para diversos estilistas e diretores. O estilo avant garde de Dietrich foi tão marcante que ela declarou “Eu  visto me por mim mesma. Não para a imagem, não para o público, não para a moda e muito menos para os homens”.

 

 

 

Bianca Beres nº5

publicado por Moda Através do Tempo às 11:00

link do post | comentar | favorito