.pesquisar

 

.Menu

O que é a Moda?

Moda na antiguidade

- Antiguidade em geral

- Egipto Antigo

- Bárbaros

Idade Média

- Moda na Idade Média

Idade Moderna/Renascentista

- Séc XIX

- Séc XVIII

- Séc XVII

- Vestuario do Renascimento

Séc XX

- Retrospectiva geral da moda

- Acontecimentos que marcaram o século

- Decada de 1910

- Decada de 1920

- Decada de 1930

- Decada de 1940

- Década de 1950

- Década de 1960


Actualidade

- Estilos da Actualidade

- Estilo Braze

Curiosidades

- Como é que os nossos antepassados

imaginavam que a moda

iria ser nos dias de hoje?

-Os 'Dandy'

-A importância da moda nos jovens

-Pensamentos provavelmente muito destrutivos


Sobre o grupo

- Temas a abordar neste projecto

- Quem somos

Terça-feira, 11 de Maio de 2010

emo/scene

Emo:

 

Emo é um estilo de vestuário relacionado com o estilo muscial 'emocore' que é uma contracção das palavras 'emotional' e 'hardcore': são musicas sentimentais e geralmente de corações parecidos que demonstram uma certa brutalidade e mais depressão do que o normal, podendo até conter voz guturesca, o que na linguagem corrente se chama 'gritos' como é o caso do post hardcore e do screamo.

Os emos (pessoa que ouve emocore e adopta o estilo emo) dizem-se ter nascido do estilo gótico, por isso são muitas vezes chamados de 'filhos dos góticos' e podemos ver bastantes elementos que os relacionam:

O Emo veste-se sempre de preto. Não inteiramente de preto embora também possa se o desejar Costuma usar padrões como riscas ou padrão escocês e as cores mais ligadas a este estilo são o vermelho e o branco (para alem do preto claro) e ainda para as raparigas um cor de rosa choque combinado sempre com preto. Os emos usam unica e exclusivamente skinny jeans (calças justas ate aos tornozelos - mesmo os rapazes)

No cabelo os emos são muito cuidados: o cabelo sempre liso e usam sempre uma franja a esconder um dos olhos de preferencia. O verdadeiro significado de usarem a franja a cobrir os olhos é pelo facto de sendo sensíveis e emotivos, cobrem os olhos para não ver a dura realidade.

O cabelo de um emo é uma obra prima que tem bastante trabalho e esforço: usar diferentes cores no cabelo como vermelho, rosa, roxo, azul, etc (cores que nao apareceriam naturalmente na natureza) e com bastante spray fixante para dar volume atrás (nunca na franja!). Existe ainda um penteado muito popular nas raparigas emo que é o cabelo muito escadeado como se mostra na figura abaixo:

 

Brookelle Bones - (clicar para aumentar)

 

Quanto ao calçado, um emo usa sempre vans e converse all stars. as cores variam entre as acima mencionadas e ate com icones típicos do estilo emo e gótico como caveiras ou lâminas.

Para terminar o look, o emo utiliza bastantes acessórios: braceletes com picos e/ou correntes e acabamentos em metal, luvas sem dedos, cintos com tachas metalicas, piercings (geralmente um de cada lado do labio, com argolas na maioria dos casos), correntes nas calças e especialmente MUITA maquilhagem nos olhos, sempre sombra preta e eye leiner preto muito carregado (mesmo os rapazes).

E aqui temos o vestuário de um emo.

 

Movimento emo em Portugal:

Em Portugal este estilo é maioritariamente adoptado por raparigas fãs de bandas como My Chemical Romance e Tokio Hotel

 

 

 

Scene

Scene kids, scene queens ou scene kings: todos nós já ouvimos falar neles. Mas o que são?

É um estilo de arte e fotografia manipulada por programas como o photoshop que começa a transparecer para um vestuário de dia-a-dia.Podemos dizer que este estilo nasceu do estilo emo, porem com mais cor. MUITO mais cor. Tanto que as scene girls apenas utilizam preto na maquilhagem.

Este estilo destaca-se pela sua extravagância e por todas as raparigas que o adoptam tentarem ser o mais perto possivel de perfeitas, com um pouco de sensualidade e ao mesmo tempo infantilidade à mistura. Passo a explicitar:

A roupa é sempre colorida. Cores vivas como azul claro, cor de rosa choque, verde fluorescente e outros são os mais usados. O vestuário é semelhante ao do emo com skinny jeans e padroes às riscas. Porém, as cores variam e as scene girls também utilizam saltos altos em vez de converse e vans.

O cabelo tem o mesmo penteado que os emos, porem pintam o cabelo de cor de rosa (como o exemplo da scene queen Audrey Kitching - foto abaixo) ou de azul (Raquel Reed) entre outras cores, quantas mais melhor.

As extensões de cabelo são muito populares (muitas ate com padroes as riscas ou leopardo) bem como acessorios para o cabelo como laços, bandoletes e fitas de desporto. Alguns chapeus são também aceites dependendo do tema da fotografia, mas normalmente não se usam.

 

 

 

 

Audrey Kitching e Raquel Reed

 

Quanto a acessórios, estas raparigas sao conhecidas por usar e abusar: pulseiras, colares (com os tipicos pendentes em forma de diamante), brincos, oculos de sol, tearas, piercings, etc e são bastante conhecidas por usar padrões de animais como por exempl leopardo ou zebra.

Este estilo também pode ser utilizado por homens, o que tem criado algum preconceito e descriminação. O homem mais famoso a usar este estilo é o cantor Jeffree Star, o famoso scene king.

 

(Jeffree Star)

 

Moda Scene em Portugal:

 

Portugal também já foi atingido por esta febre de scene kids. Temos como dois exemplos famosos a scene queen portuguesa Rita Caetano aka SugarPie e Ruben Martins, o primeiro scene king da Europa

 

 

publicado por Moda Através do Tempo às 02:22

link do post | comentar | favorito